CRONOGRAMA GERAL
- Submissão de trabalhos: 30/05 a 02/08
- Avaliação pelos pares: de 16/08/25 a 30/08/25
- Notificação sobre aceite, correção ou rejeição do trabalho: de 01/09/25 a 15/09/25
- Reavaliação pelos pares: 16/09/25 a 22/09/25
- Notificação sobre o parecer final – 23/09/2025 a 25/09/2025
- Divulgação dos trabalhos aprovados (no site do congresso): até 26/09/25
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
- Para submeter o trabalho, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no congresso. A análise somente será efetuada após a efetivação do pagamento da inscrição. Sugere-se que o primeiro autor submeta o trabalho.
- Cada autor poderá ter seu nome em até 3 (três) trabalhos submetidos, com exceção dos orientadores (desde que seus nomes constem em último lugar na relação dos autores).
- Os trabalhos serão enviados apenas em formulário próprio online na página do evento, no link “submissão de trabalhos”. Todas as instruções e dados solicitados pelo formulário deverão ser respeitados e preenchidos corretamente. O não atendimento pode levar à rejeição do trabalho.
- Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) deverá(ão) optar por um dos eixos temáticos a seguir descritos. Ressalta-se que o parecerista pode mudar o eixo no momento da avaliação do trabalho, sem prejuízo para o aceite do mesmo. Eixos temáticos:
- Profissão e formação: aspectos éticos, teóricos e legais
- Neurodesenvolvimento: da primeiríssima infância à adolescência
- Psicomotricidade, educação e aprendizagem
- Grafomotricidade: contexto clínico e educacional
- Psicomotricidade: percepções da vida adulta e o envelhecimento.
- Psicomotricista e a sua atuação em diversos contextos
- Avaliação e intervenção em psicomotricidade
- Corpo contemporâneo: diversidade, cultura e a tecnologia
- Saúde mental e psicomotricidade
- Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) deverá(ão) optar por uma das seguintes categorias de apresentação: a) comunicação oral; b) pôster. Em ambos os casos, os trabalhos serão apresentados durante o congresso, em horário determinado pela Comissão Organizadora, com análise e arguição feita por um ou mais membros da Comissão Científica e/ou por pareceristas ad hoc, definidos pelas Comissões do Congresso. O primeiro autor será considerado o apresentador do trabalho na distribuição de salas e horários. No momento da apresentação, outros autores poderão ser incluídos.
- Critérios de análise dos trabalhos: Serão definidos pela organização do congresso. Importante: em caso de reprovação do trabalho submetido, não cabe recurso, parecer ou justificativa sob qualquer hipótese.
- Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) deverá(ão) optar por uma das seguintes modalidades:
- “Trabalho Científico”: Deve envolver pesquisa que aborde psicomotricidade, concluído ou em andamento. Se em andamento, deve conter obrigatoriamente os resultados preliminares. Todo trabalho desta categoria que envolva seres humanos ou animais deve ter sido aprovado por Comitê de Ética, devendo estar explicito no corpo do trabalho os dados referentes à aprovação (exemplo: o presente trabalho foi aprovado por Comitê de Ética na Plataforma Brasil sob número XXXX);
- “Relato de Experiência”: Qualquer experiência envolvendo psicomotricidade, tais como estudo de casos e vivências corporais;
- “Estudo teórico”. Estudos teóricos em psicomotricidade desenvolvidos em cursos de graduação, pós-graduação, formação pessoal ou em supervisão, sob a orientação de um professor/psicomotricista.
- Os trabalhos poderão ser submetidos em dois formatos:
- Resumo:
- Texto com até 250 palavras em texto corrido (sem parágrafos ou subtítulos);
- Estrutura: Deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento (exemplo: hipótese, resultados, discussão) e conclusão;
- O título, as palavras-chave, as referências, o(s) autor(es), e-mail(s) e instituição(ões) deverão constar em campos específicos;
- Formatação: O título deve estar em negrito, com todas as letras em maiúsculas, fonte arial 12, contendo entre 3 e 15 palavras; o nome dos autores deve(m) ser escrito(s) com fonte arial 12, sem negrito, começando pelo sobrenome (apenas a primeira letra do sobrenome em maiúscula), seguido das iniciais do nome em maiúscula (exemplo: Silva MD);
- Instituição: Informar a instituição à qual pertence(m) o(s) autor(es), ou local onde o estudo foi realizado, com fonte arial 12; esta informação tem campo próprio e não aparecerá para os avaliadores;
- Palavras chaves: Inserir os termos principais que expressem ideias centrais do assunto abordado podendo ser termos simples e/ou compostos, separados entre si por ponto final, seguidos de letra maiúscula. (Entre 3 e 5 palavras chaves).
- Resumo estendido:
- Texto com no máximo duas laudas, contendo introdução, objetivos, desenvolvimento (exemplo: hipótese, resultados, discussão), conclusão e bibliografia. A bibliografia deverá seguir as normas da ABNT.
- O título, as palavras-chave, as referências, o(s) autor(es), e-mail(s) e instituição(ões) deverão constar em campos específicos;
- Formatação: O título deve estar em negrito, com todas as letras em maiúsculas, fonte Arial 12, contendo entre 3 e 15 palavras; o nome dos autores deve(m) ser escrito(s) com fonte arial 12, sem negrito, começando pelo sobrenome, apenas a primeira letra do sobrenome em maiúscula, seguido das iniciais do nome em maiúscula (exemplo: Silva MD).
- Instituição: Informar a instituição à qual pertence(m) o(s) autor(es), ou local onde o estudo foi realizado, com fonte Arial 12; esta informação tem campo próprio e não aparecerá para os avaliadores.
- Palavras chaves: Inserir os termos principais que expressem ideias centrais do assunto abordado podendo ser termos simples e/ou compostos, separados entre si por ponto final, seguidos de letra maiúscula. (Entre 3 e 5 palavras chaves).
- Resumo:
Observações:
– Os resumos estendidos concorrerão a prêmio na categoria escolhida pelo(s) autor(es), ou seja: “Trabalho Científico”, “Relato de Experiência” e “Estudo teórico”.
– Para que haja uma avaliação isenta pelos pareceristas, em todas as categorias do resumo estendido (Trabalho Científico”, “Relato de Experiência” e “Estudo teórico”) deve-se tomar o cuidado de não colocar no corpo do trabalho dados que possibilitem a origem do mesmo, ou seja, nomes dos autores e dados de localização onde o mesmo foi desenvolvido, sob pena de o mesmo ser rejeitado para prêmio.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O CONGRESSO
Uma vez aceito, os trabalhos serão distribuídos em eixos temáticos e serão distribuídos em horários previamente definidos pela Comissão Organizadora, devendo a apresentação seguir os critérios estabelecidos pela organização do congresso, ou seja:
- Comunicação oral: Cada apresentação terá duração de 20 minutos, sendo 15 para apresentação e 5 para arguição (pelo parecerista) e para discussão com a plateia. Admite-se apresentação em power point ou apresentação oral. No caso de apresentação em power point os autores deverão usar o template do evento. O tempo concedido deverá ser rigorosamente seguido, sob pena de perda de pontuação na análise final do trabalho.
- Pôster: Os pôsteres serão expostos em espaço próprio, no horário estabelecido pela Comissão Organizadora. Os mesmos deverão ser entregues na abertura da Secretaria do Evento, no dia da apresentação, para que se possa realizar a organização do espaço. No horário indicado para a apresentação, pelo menos um dos autores deverá estar presente no local, momento em que apresentará seu trabalho a um parecerista e responderá às questões dos congressistas que visitarão o pôster.
Observação: em ambos os tipos de apresentação o parecerista analisará o trabalho a partir de critérios previamente estabelecidos. Para os trabalhos concorrentes ao prêmio, a análise do parecerista fará parte avaliação do trabalho.